Dica de Redação

3 dicas finais para a redação do concurso Agente Polícia Federal

Ena Lélis
Escrito por Ena Lélis em 5 de dezembro de 2014

Olá, futuro policial federal! Tudo bem?

Faltam poucos dias para a tão esperada prova da PF (que tensão!). Mesmo que você não saiba o que fazer na frente do papel e mesmo que não tenha treinado a sua escrita, ainda há tempo para melhorar seu desempenho. Por isso, estou aqui para apoiá-lo e lembrá-lo de que é preciso que esteja atento a alguns detalhes da redação.

Abaixo, selecionei 3 importantes dicas que podem ajudar você nesse momento crucial. Ao final deste post, há uma surpresa que irá melhorar consideravelmente o desempenho de qualquer candidato (dos menos preparados aos mais avançados)!

Vamos lá?

DICA 1 | Aprenda como deve estar a aparência da sua Redação

Sabe a máxima “A primeira impressão é a que fica”? Ela vale para a sua redação! Um texto bem organizado é um descanso aos olhos do corretor. Já o contrário… um terror! Rimas à parte, é preciso que, quanto à estrutura do seu texto, você esteja atento(a) a:

MARGENS

Ao iniciar cada parágrafo, não esqueça de deixar o espaço do adentramento. O que é isso? Lembra quando, lá na sua infância, a sua professora pedia que você desse um espaço de “dois dedos” para iniciar um parágrafo? Pronto. Estou me referindo a ele. Não precisa ser o espaço de dois dedos, literalmente. Basta que seja uns 2cm, mais ou menos.

Quanto à margem direita, não a ultrapasse. Escreva até o final da linha. Aí você pode estar se perguntando “E se o espaço que sobra para finalizar a linha não couber a próxima sílaba da palavra?”. Respondo: se aquele tantinho de espaço que sobrar não couber a próxima sílaba, separe a palavra e continue na próxima linha (veja sobre divisão silábica mais abaixo, ainda nesta primeira dica).

PARÁGRAFOS

Não deixe que as linhas do seu texto fiquem mal distribuídas entre os parágrafos. Preze pela introdução e conclusão um pouco menores que os parágrafos de desenvolvimento. Outra opção é deixá-los, todos eles, em distribuição uniforme. Veja os modelos abaixo.

Captura de Tela 2014-12-05 às 00.48.53

RASURAS

Não rasure o seu texto. Em caso de deslize, passe um traço simples em cima da palavra e escreva-a novamente logo em seguida: exemplo.

DIVISÃO SILÁBICA

Este pode parecer um lembrete bobo, mas não é! Muita gente (muita mesmo) peca no momento de dividir uma palavra quando chega ao final da linha. Veja o exemplo abaixo, o qual mostra a separação incorreta da palavra “dinheiro”. Se o dígrafo NH é inseparável, não vale, pois, separá-lo por não caber mais na linha. Não cometa deslizes como este (por favor!).

separação silábica incorreta dígrafo

 

DICA 2 | Saiba considerar apenas o essencial!

Ao ler a proposta da sua redação, analise quais conteúdos que você estudou podem responder aos questionamentos. Uma vez que você possui apenas 30 linhas para demonstrar o seu conhecimento sobre os assuntos esperados pela banca, foque neles! Não “encha linguiça”. Acima de tudo, a banca analisará o seu conteúdo. Então, limite-se ao essencial.

DICA 3 | Apenas fazer o rascunho é pouco!

Você terá pouco tempo para escrever o seu texto, mas é importante que, ao finalizar o seu rascunho, você releia o que foi escrito para já sanar qualquer deslize que, por distração (tensão, ansiedade…), poderia ser levado à folha definitiva no momento de passar a limpo. Apenas fazer o rascunho é pouco, revisá-lo é fundamental! Então, tenha em mente que a primeira correção do seu texto quem faz é você!

Em nossa fanpage, você deve ter visto nossas publicações de comentários das turmas de Agente da PF 2014, satisfeitos e mais seguros para o momento da prova:

Estou muito feliz com o aprendizado que adquiri somente na produção de 4 redações! Muito obrigado… Seus comentários são fantásticos!

José Alves, aluno da 2ª turma APF 2014

Parabéns pela qualidade e forma como trabalha! Nota Dez.

Flávia Rabelo, aluna da 2ª turma APF 2014

 

Forte abraço,
Ena Lélis

 

banner-fixo-postagens-vendas-blog

Olá!

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *