Dica de Redação

ERREI NA REDAÇÃO! Risco, rasuro ou uso parênteses?

Ena Lélis
Escrito por Ena Lélis em 17 de setembro de 2021
ERREI NA REDAÇÃO! Risco, rasuro ou uso parênteses?

Imagine o seguinte cenário: no dia da prova de redação do seu concurso/vestibular, você está passando o seu texto a limpo e, por distração, erra uma palavra (eita desespero!). O que você faz?

a) risca a palavra, rasurando o seu texto

b) risca a palavra e a coloca entre parênteses

c) coloca a palavra entre parênteses, sem riscar

d) passa um traço em cima da palavra e escreve corretamente logo em seguida

e) não faz nada e escreve a palavra correta logo em seguida

Qual das alternativas acima você assinalaria?

Resposta rápida: letra D!

Repare como agiu corretamente um de nossos alunos, passando apenas um traço simples em acima do deslize:

Muitas provas não esclarecem essa dúvida nas instruções. Já outras o fazem. Veja abaixo as instruções da banca CESPE/UnB, adotada em vestibulares e em concursos:

Atenção! Algumas pessoas preferem o termo “digo” em vez do traço simples em cima da palavra.

Veja: “… ou simplesmente situações menos grar, digo, graves…”.

O “digo” pode causar estranhamento na primeira leitura. Já o traço deixa claro que há ali um deslize. Outro ponto questionável no “digo” é o fato de ele estar na 1ª pessoa do singular e ser encaixado em um texto impessoal. Por isso, nós do Redação Nota Dez concordamos com o CESPE e adotamos o traço simples.

Quanto aos parênteses, eles só ressaltam o seu erro. E essa, sabemos, não é a sua intenção.

Mais alguma dúvida? Manda pra gente!

Um abraço e até a próxima!

Posts mais recentes

Olá!

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

47 Replies to “ERREI NA REDAÇÃO! Risco, rasuro ou uso parênteses?”

Thiago

Oi nena só queria saber fiz o Enem e tô com medo de ter pulado uma linha em branco o que acontecera comigo se eu tivesse cometido esse erro. Meu e-mail thiagoburin7@gmail.com

Eduarda Küster

Usar o digo vai causar um desconto muito grande?

Ena Lélis

Thiago, acho que você está se referindo à linha após o título. Se não faltou ao final, tudo bem ter pulado. Sem problemas.

Ena Lélis

Eduarda, depende de como a banca compreende esse “digo”. Eu e algumas bancas entendemos como um recurso para não ocorrer a rasura. Já outras bancas considera-no 1º pessoa do singular e, portanto, ocorrência de pessoalidade.
Sugiro que fique tranquila e aguarde o resultado, tá bom?
Um abraço!

Rebeca

Boa tarde, eu fiz uma prova do Cespe e na redação eu vi que errei uma palavra quando eu estava ja no segundo parágrafo e aí eu não tinha como arrumar, então eu passei um traço na palavra,mas coloquei em cima porque não tinha como colocar mais ao lado, será que eu vou zerar a redação ???
Email: alvesrebeca23@gmail.com

Ena Lélis

Oi, Rebeca! Zerar não zera não. Normalmente se perde uns décimos.
No campo de pesquisa aqui no blog, busca “rasura” e vê como proceder nestes casos.
Grande abraço,
Ena

Nathalia dantas

Ola. Gostaria de tirar uma duvida… Quanto a rasura. Na vdd fiz uma prova da iades, No qual Sem atencao Esvrevi atras… Aonde Estava escrita que era espaco para banca escrever sua avaliacao. Mas qndo vi passei um traço em um trecho….que era minha introducao inteira. Posso ser penalizada Como? Tirarao pontuacao minha Pela rasura?

Ena Lélis

Nathalia, normalmente as provas instruem sobre não escrever em nenhum espaço que não seja reservado ao texto, sob pena de anulação. Isso porque a sua escrita em local inadequado pode ser considerada como tentativa de ter seu texto identificado por alguém da banca. Vamos ficar na torcida! Um abraço!

Ane Mayume

Oi, Ena! Eu tenho uma dúvida, eu fiz um vestibular da Unoeste, na redaçãoerrei uma palavra e tentei corrigir, utilizando a opção b) risca a palavra e coloca entre parênteses, do seu texto, por causa disso eu posso zerar a redação?

Ena Lélis

Ane, tudo bem?
Não, isso não é razão para um zero. Mas você deve perder alguns décimos.
Espero ter ajudado.
Um abraço!

Rosemeire de souza Barbosa

Fiz uma prova de agente de saúde e tava no fim do tempo escrevi rapido e errei uma palavra e coloquei entre parêntese sera q zerei?

Ena Lélis

Rosemeire, fica tranquila! Isso não é razão para zerar a redação. Você perderá alguns décimos, possivelmente.
Um abraço e volte sempre por aqui! 🙂

Larissa

Oi, errei um dado no começo da minha redação, era ( 1990 ) e coloquei (1900) vou zerar a redação por isso ? So vi depois quando cheguei em casa lendo o rascunho, estava muito nervosa.

Ena Lélis

Oi, Larissa!
De maneira alguma isso é razão para zerar a sua redação!
Se o corretor notar, ele pode penalizar seu texto com relação ao conteúdo. Assim assim, pouco.
Fica tranquila.
Um abraço!

Isaque de Almeida Torres

Oi, eu fiz uma redação onde não podia rasurar, mas pela força do hábito eu acabei riscando e botando do lado a palavra certa entre parêntesis, eles vão zerar minha redação?

Ena Lélis

Oi, Isaque! Tudo bem?
De forma alguma sua redação será zerada por este motivo. Inclusive, pelo que você diz, fez muito certo: passou apenas um traço simples e seguiu com a palavra correta. Só não precisava ter colocado os parênteses, tá bom? 😉

Grande abraço!

Manoel Herrera

Vc pode usar o termo “ou melhor” não deixa de ser impessoal e faz a correção sem o risco na palavra… Acho muito feio riscar…

Ena Lélis

A depender do estado do deslize, dá pra usar o “ou melhor”, sim.
Mas o requisito para usar o traço (risco) não é estético. Muitas vezes, a própria banca orienta que assim seja feito.
Um abraço, Manoel!

ANDREA SILVA DA COSTA

Oi Ena Lélis, fiz uma prova hj de um concurso da prefeitura do RJ e rasurei uma palavra, aí risquei e coloquei a palavra correta ao lado, só que na capa da prova, especificava que podia rasurar, mas desde que tivesse a palavra “digo”, mas não coloquei esse digo, será que eles vão zera a minha discursiva por causa disso?

Ena Lélis

Andrea,

Sua falha não é motivo para zerar a redação. Você deve perder pontos, sim.
Vamos ficar torcendo para, ainda assim, você continuar com uma boa nota.
Informa pra gente quando o resultado sair.

Um abraço e boa sorte!

THALITA DE FARIA SILVA

Ena Lélis, assim como a colega eu aprendi para fazer o risco e a instrução da prova era usar o digo, mas não afobação fiz o que meu professor havia ensinado. Como eu fiquei muito nervosa, eu tive três erros, apesar da redação estar muito boa, com tudo que foi solicitado, existe a possibilidade de eu zerar ou ser até ser desclassificada?

FABRICIA

Bom dia!!
Estou muito preocupada , fiz a prova da prefeitura RJ e em minha redação pedia pra na rasura riscar e colocar a palavra digo.Eu somente dei um risco na palavra e escrevi certo a frente da mesma e não coloquei o digo como pedido
Irão zerar minha redação por esse motivo?

Bruno

Olá, eu fiz uma redação para concurso e acabei escrevendo uma frase que ficou meio confusa. Quando percebi isso passei um traço na linha inteira e reescrevi na outra linha, dando prosseguimento ao meu texto.
Você acha que a minha redação tem risco de ser anulada? E caso não seja anulada, quantos pontos acha que eu posso perder por conta disso?

Evy Abrahão

Fiquei Muito Interessado pelo seu post.Vou acompanhar seu Blog que é muito bom. É TOP ! Esse tipo de conteúdo tem me agregado muito conhecimento.Grato !

ISMAEL

Ola, professora bom dia, gostaria que me tirassem uma dúvida, fiz uma prova recentemente e acabei cometendo um deslize na redação , na hora eu tinha que escreve a frase ” a polícia poderá adentrar no domicílio de uma determinada pessoa ” , aí no entanto esqueci de colocar a palavra adentrar , aí ficou assim ” a polícia poderá no domicílio de uma determinada pessoa ” quando percebi o erro passei um traço simples em cima da frase , e reescrevi o trecho pois fiquei com medo de deixar da forma como estava e meu texto ficar sem sentido , aí te perguntar eu fiz certo em ter feito isso ou era melhor te deixado da maneira como estava ?

Ena Lélis

Oi, Thalita! O “digo” não é motivo para zerar a sua redação, tá? Fica tranquila!

Ena Lélis

Fabrícia, este não é um motivo para ter a sua redação zerada. Fica tranquila!

Ena Lélis

Bruno, é possível que você perca/tenha perdido pontos, sim. De apresentação visual, inclusive. Mas não vejo razão para anulação.
Quanto à quantidade, isso é particular a cada banca. Não temos como dar essa noção para você. =/
Espero ter ajudado! Forte abraço!

Ena Lélis

Que bom, Evy! É estimulante quando temos a certeza de que estamos ajudando alunos e leitores. Forte abraço!

Ena Lélis

Ismael,
Você está certíssimo ao julgar que entenderiam o seu trecho/ideia como sem sentido se você estivesse deixado sem o verbo. Esse é um problema de decidir pelo que se perde menos, entende?
Já escrevemos sobre isso. Veja: http://redacaonotadez.com.br/blog/passei-a-redacao-a-limpo-e-percebi-um-erro-o-que-fazer/
Grande abraço!

ROSANE

e no caso de um documento, por exemplo nota promissoria, prencheu trocado credor, pode usar este forma linguistica?

Amanda

Olá Ena, eu rasurei a redação, ao invés de eu colocar apenas um traço em cima da palavra eu risquei toda a palavra, e logo em seguida escrevi a palavra certa. Minha redação pode ser zerada?

Ena Lélis

Oi, Rosane! Infelizmente não sei te responder sobre este tipo de texto.
Se você está se referindo ao uso da nota promissória na “vida real”, sugiro que pergunte a alguém da área bancária ou de contabilidade.
Um abraço!

Julia

O que a gente faz quando a gente erra no WhatsApp para não ter que apagar tudo que asterístico a gente coloca

RND

Oi, Julia! Não entendi muito bem a sua dúvida. Você pode esclarecê-la por e-mail ou pelo nosso WhatsApp? Ou ainda fazer uma busca no Google e ver se encontra o que precisa.
contato@redacaonotadez.com.br / (75)99245-7699

Maycon

Colocar o erro na redação do Enem entre parênteses perde pontos em alguma competência? A

Amanda

Sem querer eu deixei minha caneta cair na redação e sujou, minha redação pode ser zerada?

Joeli Lopes

Bom dia@ ! Minha dúvida é, quando eu erro por exemplo: Não irá pegar cadeira emprestada com, digo, não, de ninguém . Nesse caso, eu errei a palavra não novamente, ao invés de colocar o termo, nas mãos.
Como faço para corrigir o erro, pois acabei errado duas vezes. ? Poderia colocar um traço na palavra não visto que já havia usado a palavra digo para justificar a preposição com lá atrás?
Grata!

RND

Joeli, não compreendi muito bem a sua dúvida. Se puder enviá-la por e-mail com a devida pontuação ou mesmo uma imagem do trecho escrito, certamente poderei te ajudar.

RND

Oi, Amanda! Não dá para afirmar isso. Os editais costumam solicitar que o candidato não identifique a folha de redação em canto algum, e mesmo sinais gráficos e afins podem ser considerados tipos de identificação. Mas, com relação ao seu caso, eu não poderia afirmar isso. Me conta qual foi o resultado! Um abraço!

RND

Maycon, eu não poderia te afirmar isso. Mas, independente de qual seja o exame, não é adequado colocar erro entre parênteses, como você viu aí na postagem, tá bom?
Qualquer outra dúvida, estou aqui.
Um abraço! Ena

viviane

usei o parenteses e risquei a palavra foi um erro so e segui normalmente e agora sera que zerei na redaçao

Ena Lélis

Oi, Viviane! Não, essa não é uma razão para zerar a redação. Você deve perder pontuação, sim. Mas zerar não. Desejo sucesso no resultado! 🙂 Um abraço!

Bárbara

Olá,Ena eu coloquei o pseudônimo no lugar errado (tinha esquecido de colocar e acabei colocando no lugar errado). É motivo para zerar?

Ena Lélis

Oi, Bárbara! Geralmente o edital sinaliza o que pode ocorrer nesses casos. Dá uma conferida no seu edital.

Malu

Fiz uma redação de um concurso público, errei uma palavra coloquei em parênteses porém não risquei e coloquei um x pequeno acima da palavra errada dentro do parênteses, estou preocupada. Pode ser zerada?

Francisco

Olá, redação do concurso da Marinha, fiz um risco a lápis para alinhar os parágrafos e esqueci de apagar. Isso pode tirar pontos ou zerar minha redação?