TEMA DE REDAÇÃO | A importância da tecnologia no combate ao crime

A partir da leitura dos textos de apoio abaixo, escreva uma dissertação na qual você argumente sobre o seguinte tema: A importância da tecnologia no combate ao crime. Caso julgue necessário, busque outros textos de apoio.

Não deixe de fazer o seu brainstorm -> esqueleto -> rascunho.

Se você está preparando para o ENEM, o ideal é que escreva a sua redação com base nas instruções abaixo, extraídas/adaptadas da prova de 2018:

  • A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
  • O seu texto deve ter entre 7 e 30 linhas. Menos que 7 torna o texto “insuficiente”.
  • Cuidado para não fugir ao tema e não deixe de atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
  • Cuidado para não apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

 

TEXTOS DE APOIO

Texto 1

O Departamento de polícia de Chicago, nos Estados Unidos, recebeu um importante prêmio da Kennedy School of Government da Universidade de Harvard por sua inovadora estratégia de comunicação com a comunidade. É o website criado juntamente com a comunidade, que permite a qualquer cidadão saber como está o crime em seu quarteirão.
Essa tecnologia também permite a todos os policiais acessar informações sobre crimes, prisões, perfis dos criminosos mais procurados, mapas de incidência criminal. Segundo o criador do website, é preciso interagir com a comunidade para identificar, solucionar e prevenir o crime.
(Texto adaptado. Jornal O Globo, 02/11/2008, p.17.)

Texto 2

Segundo o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, a utilização da tecnologia dará apoio aos policiais. “Temos uma estrutura gigantesca de segurança dentro do Carnaval, e a tecnologia ajuda nesse trabalho, principalmente nos portais, que, desde 2016, vem contribuindo de forma bastante significativa na redução da violência nos circuitos”, afirmou.

O aparato tecnológico conta ainda com aproximadamente 430 câmeras, que serão usadas durante a operação. Dentre elas estão uma câmera 360°, com capacidade de observar grandes espaços e aproximar a imagem em 45 vezes, ambas com alta qualidade de imagem também em ambientes com baixa luminosidade. A operação ainda vai contar com 14 drones para auxiliar o monitoramento das ações no solo.

(…) O governador também ressaltou o uso da tecnologia na operação. “O aparato tecnológico tem crescido a cada ano no esquema de segurança do Carnaval em Salvador. Câmeras foram instaladas em vários pontos da cidade, inclusive no metrô e nos coletes de policiais. Além disso, drones também serão utilizados. Tudo para termos acesso a detalhes do que está acontecendo nos circuitos e no entorno deles”, explicou. [Ver texto completo]

(Correio* 24 horas, 26/02/2019)

Texto 3

Um jovem de 19 anos procurado por homicídio foi preso nesta terça-feira (5) enquanto curtia o carnaval de Salvador vestido de mulher, no circuito Dodô (Barra-Ondina). As informações são da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). (…) De acordo com a SSP-BA, Marcos Vinicius de Jesus Neri estava com a fantasia do bloco As Muquiranas quando foi flagrado por uma das câmeras de reconhecimento facial instaladas no circuito da Barra. [Ver texto completo]

(Portal G1, 05/03/2019)

 

Boa produção!

Um abraço,
Equipe Redação Nota Dez

 

 

* As imagens utilizadas nesta postagem foram extraídas do site Bahia Noite e Dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *