Tema de Redação

ATUALIDADES | A responsabilidade do Estado e da família no bem-estar dos idosos

Equipe RND
Escrito por Equipe RND em 8 de julho de 2019
ATUALIDADES | A responsabilidade do Estado e da família no bem-estar dos idosos

A partir da leitura e reflexão sobre os textos de apoio abaixo, escreva um texto dissertativo-argumentativo no qual você discorra sobre o seguinte tema: A responsabilidade do Estado e da família no bem-estar dos idosos. Caso julgue necessário, busque leituras adicionais.

Não deixe de fazer o seu brainstorm -> esqueleto -> rascunho.

TEXTOS DE APOIO

Texto 1

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. O Brasil tem mais
de 28 milhões de pessoas nessa faixa etária, número que representa 13% da população do país. E esse percentual tende a dobrar nas próximas décadas, segundo a Projeção da População, divulgada em 2018 pelo IBGE.
Para que os idosos de hoje e do futuro tenham qualidade de vida, é preciso garantir direitos em questões como saúde,
trabalho, assistência social, educação, cultura, esporte, habitação e meios de transportes.

(Camille Perissé e Mônica Marli. “Idosos indicam caminhos para uma melhor idade”. https://agenciadenoticias.ibge.gov.br. 19.03.2019. Adaptado)

Texto 2

Ver uma pessoa com mais de 60 anos ter prioridade na fila do supermercado, de bancos, no ônibus ou em outros locais
se tornou mais comum no país. Por vezes ainda desrespeitado, o direito dos idosos em diferentes serviços ficou amplamente conhecido depois do Estatuto do Idoso, criado em 2003.
A partir do estatuto, negligência, discriminação, violência de diferentes tipos, inclusive a financeira, e atos de crueldade e opressão contra o idoso foram criminalizados e hoje são passíveis de punição. O estatuto também aumentou o conhecimento e a percepção dos idosos sobre seus direitos. “O idoso hoje sabe que não pode ser uma voz passiva, que tem direitos assegurados, isso está muito mais disseminado pela população como um todo. E não é só em relação a ter preferência na fila ou ter uma vaga para encostar o carro. Isso melhorou, mas acho que esses cidadãos se sentem mais empoderados e cientes dos seus direitos”, diz Alexandre Kalache, epidemiologista especializado em envelhecimento.

(“Estatuto do Idoso completa 15 anos; especialistas apontam conquistas e pontos a melhorar”. https://gauchazh.clicrbs.com.br. Adaptado)

Texto 3

Só um por cento dos idosos vivem nas chamadas instituições de longa permanência, o que costumamos entender como
asilos e assemelhados. A economista Ana Amélia Camarano resume a situação assim: “O idoso frágil, pessoa com o grau mais elevado de dificuldade na vida diária, aquele que não vai ao banheiro sozinho, que não come sozinho, que não toma banho sozinho, constitui em torno de 15% da população idosa – quase 4 milhões de brasileiros. Mas não há nenhuma política específica para esse grupo. Cerca de cem mil moram em asilos ou casas de repouso. Quer dizer: são as famílias que estão cuidando ou descuidando dos outros 3,9 milhões. Sem nenhuma ajuda. É claro que o governo não tem condição de assegurar o acolhimento de todos em instituições, mas tampouco ajuda as famílias que cuidam de seus idosos. E, por isso, muitas mulheres, pois geralmente são as mulheres que assumem essa tarefa, têm de deixar o trabalho para poder cuidar ou do marido ou do pai.”

(Paulo Markun. “É hipocrisia entregar só à família a missão de cuidar dos idosos”. https://emtempo.blogfolha.uol.com.br. 05.03.2019. Adaptado)

Boa produção!

Um abraço,
Equipe Redação Nota Dez

* Tema da prova de redação da PMESP 2019 (Aluno Oficial).

Olá!

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Replies to “ATUALIDADES | A responsabilidade do Estado e da família no bem-estar dos idosos”

Leonardo

Olá, equipe RND. Ao produzir propostas de temas coloquem o link dos textos propostos na íntegra. As redações mais antigas, geralmente, contém os links completos.

Leonardo

Olá, equipe RND. Ao produzir propostas de temas coloquem o link dos textos propostos na íntegra. As redações mais antigas, geralmente, contém os links completos.

Ena Lélis

Oi, Leonardo. Observa que ao final dos excertos nós indicamos os links.
Um abraço e continue visitando o nosso blog!

Ena Lélis

Oi, Leonardo. Observa que ao final dos excertos nós indicamos os links.
Um abraço e continue visitando o nosso blog!