Dica de Redação

Entenda a importância de ler sobre vários temas

Ena Lélis
Escrito por Ena Lélis em 24 de fevereiro de 2016

news paper9

Quando trato de leitura e produção, uma frase surge pra mim: o que não entra não sai. Ou seja, se você não ler, não terá conteúdo e argumentos para discorrer. Isso tanto é verdade que você já deve ter passado, muitas vezes, pela tensa experiência de ter à sua frente um tema e uma folha de papel e não conseguir nem se mover. Se isso foi no momento de uma prova, a tensão foi dobrada, triplicada. A cena parece familiar? Pois ela tem solução!

Em uma postagem anterior, eu já disse que a solução para o “dar branco” é a leitura (e o controle da ansiedade). Eu e milhares de professores e escritores dizem a mesma coisa. Por que será? Porque essa é a mais pura verdade! Daí, surge outra pergunta, esta que recebo muito de alunos do Redação Nota Dez: o que eu tenho de ler? E a minha resposta é: tudo! Mas, mais especialmente, temas voltados para a área do seu concurso. Se você é candidato a concursos policiais, focará em temas sobre segurança pública. Se a sua prova exige temas de atualidades, fique de olho nos assuntos mais comentados na mídia. Candidato à área de saúde? Atualidades da Medicina. Mas, independente das especificidades, é muito importante que você leia sobre tudo. Inclusive a própria Literatura (brasileira, portuguesa, inglesa, alemã etc.). Aí você me pergunta “Por quê?”. Imagine o diferencial de uma ex-aluna do RND (que passou em Medicina na USP) quando, em um texto que corrigi, descreveu o ciúme como “monstro de olhos verdes de Otelo”, mostrando sua leitura aguçada de Shakespeare. Sobre o mesmo tema, há ainda O tempo e o vento, de Érico Veríssimo. Outro exemplo é discutir as novas tecnologias citando os “apocalípticos” e os “integrados” do italiano Umberto Eco. Ou discutir as formas de poder na visão do filósofo (filólogo, crítico etc.) Michel Foucault. Que vasta e bela é a literatura!

O examinador da sua redação perceberá seu nível de leitura. Não tenha dúvida! Sabemos quando o candidato “enche linguiça” ou dá voltas numa só ideia, repetindo-a. Isso é maçante e leva a sua pontuação pra baixo. E pense que o seu texto não é o único que ele terá para corrigir. Não mesmo! Ler um texto bem apresentado, com letra legível (eu não disse bonita. Legibilidade não tem a ver com beleza.), bem estruturado, parágrafos dialogando (já tratei disso), argumentos ricos e concatenados… Isso é um verdadeiro presente para o corretor do seu texto, no meio de tantas redações que dão muito trabalho para serem entendidas e mesmo para serem lidas.

Por fim, quando parar para ler um artigo, uma matéria, um livro ou mesmo assistir a um filme, a um documentário, não pense estar perdendo o seu tempo. Você está, sim, enxertando-se de conteúdos. Conteúdos que, com o tempo, vão se encontrando e servindo de argumento, de exemplos, de estratégias de escrita. Dito isso, finalizo. Mas antes, quero te fazer saber que semana que vem eu volto com algo bom pra você. Tem a ver com leitura? Obviamente!

Até lá!

Forte abraço,
Ena Lélis

banner-fixo-postagens-vendas-blog

Olá!

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 Replies to “Entenda a importância de ler sobre vários temas”

henrique

Ótimas dicas, parabéns

Sandra

Ana, você nem imagina como esse post (e links) foi importante para meus estudos sobre redação. Muito obrigada!

Sandra.

Ena Lélis

Forte abraço, Henrique!

Ena Lélis

Fico muito feliz por saber que estou sendo lida com tanto aproveitamento! <3
Um abraço!

Eduardo

Boa noite, Ena Lélis.

Como consigo seu email para esclarecer algumas dúvidas referente ao curso?

Aguardo um retorno.

Fabio Santana

Muitíssimo obrigado! Estou preparando-me para entrar na carreira pública e este site é um verdadeiro achado. As dicas que estou encontrando aqui irão ajudar muito na conquista do meu objetivo. A partir de hoje torno-me um leitor amiudado… Novamente, muito obrigado!

Ena Lélis

Rs!
Fábio, é um prazer!
Esteja sempre com a gente. Em breve, teremos mais novidades por aqui.

Grande abraço,
Ena Lélis

Graci

Legal! Esforço, persistência e muita, muita leitura…