Dica de Português

Como se livrar das “pegadinhas” nas questões de Ortografia

Professor Bartô
Escrito por Professor Bartô em 10 de julho de 2017

Ortografia

ortografia

Do ponto de vista pedagógico, uma das práticas mais condenáveis na prática avaliativa é o que popularmente se conhece por “pegadinha”, ou seja, fazer com que o aluno erre uma questão não por falta de conhecimento do assunto, mas por falta de atenção. Na prática, a pegadinha serve para eliminar candidatos nas gigantescas concorrências dos concursos públicos e vestibulares Brasil afora. Como não cair nessas armadilhas em questões de Ortografia?

É bom observar que existem alguns temas e tópicos de conteúdos programáticos que são mais suscetíveis a esse tipo de questão. Um bom exemplo é a parte de Ortografia Oficial, que está presente em grande parte dos concursos que cobram Língua Portuguesa em seus editais.

Ortografia vem da união da palavra grega “Ortho”, que exprime a idéia de direito, reto, exato, com a palavra latina “Graphia”, que significa “escrever”. Nessa disciplina, detalhes como um acento, um hífen ou uma letra substituída podem fazer com que o candidato perca pontos significativos em sua prova.

Veja o caso das palavras “parônimas” e “homônimas”:

  • PARÔNIMAS são palavras com pronúncia e grafia semelhantes mas significado diferente. Exemplos: deferir (acatar) e diferir (adiar); tráfico (comércio) e tráfego (trânsito); flagrante (evidente) e fragrante (aromático).
  • HOMÔNIMAS são palavras que possuem a mesma pronúncia, mas significado diferente. Exemplos: conserto (correção) e concerto (apresentação); são (do verbo ser e sadio); ser (verbo e substantivo).

É muito fácil induzir o candidato a erro numa questão em que pede-se para completar uma sentença com uma palavra quando há a possibilidade da resposta ocorrer com a sua homônima ou parônima. Precisamos estar atentos a isso!

DUAS DICAS IMPORTANTES

Duas dicas para quem não quer cair nesse tipo de pegadinha. A primeira é: leia muito para assimilar a correta escrita dos vocábulos. Nessa área de Ortografia Oficial as regras são intermináveis, de modo que se torna mais eficiente deixá-las um pouco de lado e aprender a escrever através da leitura.

A segunda dica é o aplicativo da Academia Brasileira de Letras, o VOLP – Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, que contém 381.000 verbetes, as respectivas classificações gramaticais e outras informações conforme descrito no Acordo Ortográfico. É possível instalar no celular!

Por último, sugiro que leiam este artigo com várias dicas sobre Ortografia. Livre-se das armadilhas nas questões desse importantíssimo tema da Língua Portuguesa.

(Texto escrito por Danilo Nascimento, do Segredos de Concurso)

 

Conheça mais posts com Dicas de Português.

Olá!

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *