Tema de Redação

SEGURANÇA PÚBLICA | Qual é o papel da polícia na democracia?

Equipe RND
Escrito por Equipe RND em 25 de outubro de 2021
SEGURANÇA PÚBLICA | Qual é o papel da polícia na democracia?

A partir da leitura e reflexão sobre os textos de apoio abaixo, escreva um texto dissertativo-argumentativo no qual você discorra sobre o seguinte tema: Qual é o papel da polícia na democracia? Caso julgue necessário, busque leituras adicionais.

Não deixe de fazer o planejamento da sua redação.

TEXTOS DE APOIO

Texto 1

“sem democracia, todas as formas de status quo que alojam, conservam e perpetuam situações de privilégio, desigualdade e discriminação tendem à imutabilidade, eternizando as mais graves injustiças sociais ou fazendo do homem, para sempre, um ente rebaixado à ignomínia da menoridade política, da ausência e do silêncio, sem voz para o protesto e sem arma para o combate; objeto e não sujeito da vontade que governa; súdito e não cidadão”

Fonte: Paulo Bonavides (apud LYCURGO, Tassos. Direito e democracia participativa)

Texto 2

Entrevista com Renato Sérgio de Lima, um dos autores do livro “Polícia e Democracia” | Canal: UNIVESP

Texto 3

ISTOÉ – É possível conciliar o conceito de uma Polícia Militar, com atuação e repressão entre civis, com o conceito de um Estado democrático?
Paes de Souza – 
Não, não é possível. É por isso que uma das pautas das manifestações é a desmilitarização da polícia. A atuação de alguns efetivos da PM, e eu não quero generalizar, fez incorporar ao rol de pleitos a desmilitarização exatamente pela inabilidade da própria polícia em lidar com uma manifestação. Se você pegar um vídeo com uma atuação do efetivo policial no controle de distúrbios civis, esse é o nome técnico, em 1968 e retirar a data e o contexto e comparar com o que vimos em 2013, não muda nada. É idêntico. [Leia o texto completo]

Fonte: A democracia requer um novo modelo de polícia / IstoÉ

Texto 4

Foto: Reprodução
Fonte: CUT

Texto 5

Boa produção!

Um abraço,
Equipe Redação Nota Dez

* Foto de capa: reprodução.

Posts recentes

Olá!

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *