TEMA DE REDAÇÃO | Efetividade e eficiência no trabalho policial

O tema de Segurança Pública desta semana traz um dos eixos organizados em agosto de 2018 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, juntamente com os institutos Sou da Paz e Igarapé. Assim, propomos que produza um texto dissertativo, no qual você argumente sobre como ter efetividade e eficiência no trabalho policial. Abaixo, listamos 5 propostas lançadas pelos Institutos e pelo Fórum a respeito desse que é o terceiro eixo.

EIXO 3 – Efetividade e eficiência do trabalho policial

Propostas do Eixo 3

– Incentivar os estados a aprimorarem o desempenho das forças policiais, especialmente as atividades de prevenção, investigação e de perícia, com foco na proteção da vida;

– Promover a valorização policial

– Proporcionar salto de qualidade na formação policial

– Aprimorar e fortalecer mecanismos de controle externo da atividade policial

– Fortalecer a Polícia Federal

 

Note que as propostas do Eixo 3, como o próprio termo diz, são soluções. E se são soluções, você precisará argumentar sobre os problemas que pedem tais propostas. Como o seu texto dissertativo conta com 2 ou 3 parágrafos de desenvolvimento, você escolherá 2 ou 3 propostas das 5 listadas acima e elas aparecerão em sua conclusão, como soluções. No desenvolvimento, você argumentará sobre os respectivos problemas.

Ex.: Vamos supor que eu escolho para o meu texto as propostas “incentivar os estados a aprimorarem…”, “promover valorização policial” e “fortalecer a Polícia Federal”. Isso significa que eu terei 3 parágrafos de desenvolvimento (D1, D2 e D3), os quais abordarão, respectivamente, os problemas (a realidade da falta de incentivo, da falta de valorização policial e da PF pouco fortalecida). Se você escolher trabalhar com 3 propostas, produzirá D1, D2 e D3. Se escolher 2, produzirá D1 e D2. Entendido? Espero que sim! Você pode ler este post sobre o diálogo entre os parágrafos e entenderá ainda mais! Ah! Tem também este sobre planejamento textual.

Leia o texto completo sobre as 35 propostas para a Segurança Pública:

Institutos lançam 35 propostas para a área de Segurança Pública no país

 

Boa produção!

Um abraço,
Equipe Redação Nota Dez

 

* A imagem utilizada nesta postagem foi extraída do Portal das Gerais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *