Tema de Redação

ATUALIDADES | Feminicídio no Brasil

Equipe RND
Escrito por Equipe RND em 6 de dezembro de 2022
ATUALIDADES | Feminicídio no Brasil

A partir da leitura e reflexão sobre os textos de apoio abaixo, escreva um texto dissertativo-argumentativo no qual você discorra sobre o seguinte tema: Feminicídio no Brasil. Caso julgue necessário, busque leituras adicionais.

Não deixe de fazer o planejamento da sua redação.

TEXTO DE APOIO

Texto 1

O número de vítimas de feminicídio, que é o assassinato de mulheres cometido em razão do gênero, caiu 1,7% no país em 2021, se comparado a 2020. Este dado é do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O estudo se baseia em informações das secretarias estaduais de segurança pública.

(…)

O anuário mostra que, no Brasil, 1 mulher é vítima de feminicídio a cada 7 horas. Isto significa dizer que, ao menos 3 mulheres morrem por dia simplesmente por serem mulheres.

Mesmo com a queda, os números ainda são altos e vêm acompanhados pelo crescimento de outros tipos de violência contra mulheres, como lesão corporal dolosa, ameaças, estupros e emissão de medidas protetivas.

As informações das secretarias de segurança pública apontam ainda um aumento de 3,8% nas tentativas de feminicídio. 

O estudo demonstra que houve mudanças importantes na legislação brasileira em 2021, no que se refere à proteção das mulheres. Entre elas, a inclusão no código penal do crime de perseguição, introdução de conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica, além de outras políticas públicas.

O anuário desenhou o perfil desses crimes e mostrou que quase 82% dos feminicídios são cometidos pelo companheiro ou ex-companheiro da vítima. Ainda de acordo com o estudo, a presença de arma de fogo na residência aumenta o risco de a mulher em situação de violência doméstica ser morta por seu parceiro.

Fonte: ALBUQUERQUE, Beatriz. Três mulheres morrem por dia no Brasil por feminicídio. Acesso em dez. 2022 / Agência Brasil

Texto 2

“O feminicídio representa a última etapa de um continuum de violência que leva à morte. Seu caráter violento evidencia a predominância de relações de gênero hierárquicas e desiguais. Precedido por outros eventos, tais como abusos físicos e psicológicos, que tentam submeter as mulheres a uma lógica de dominação masculina e a um padrão cultural de subordinação que foi aprendido ao longo de gerações”.

Lourdes Bandeira, socióloga, pesquisadora e professora da Universidade de Brasília.

Fonte: Dossiê Feminicídio. Acesso em dez. 2022 / Agência Patrícia Galvão

Texto 3

Texto 4

Tipos de Violência / via Instituto Maria da Penha
Ver texto completo aqui

Texto 5

Resumo da Lei Maria da Penha / via Instituto Maria da Penha

Ver texto completo aqui

Texto 6

Índice de feminicídios no Brasil continua alto, aponta Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Canal: TV Senado

Boa produção!

Um abraço,
Equipe Redação Nota Dez

Se você deseja receber gratuitamente (e na palma da mão) nossas dicas e temas de redação postados semanalmente aqui no site, faça parte do nosso grupo no WhatsApp. Não se preocupa. Apenas os administradores podem enviar mensagem.

Olá!

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *