Tema de Redação

ATUALIDADES | Síndrome de Burnout

Equipe RND
Escrito por Equipe RND em 4 de julho de 2023
ATUALIDADES | Síndrome de Burnout

A partir da leitura e reflexão sobre os textos de apoio abaixo, escreva um texto dissertativo-argumentativo no qual você discorra sobre o seguinte tema: Os desafios da Síndrome de Burnout e como prevenir esse mal. Caso julgue necessário, busque leituras adicionais.

Não deixe de fazer o planejamento da sua redação.

TEXTOS DE APOIO

Texto 1

A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano. O transtorno está registrado no grupo 24 do CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde) como um dos fatores que influenciam a saúde ou o contato com serviços de saúde, entre os problemas relacionados ao emprego e desemprego.

Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.

Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno.

Fonte: VARELLA BRUNA, Maria Helena. Síndrome de Burnout (esgotamento profissional) / Dráuzio Varella

Texto 2

A prevalência do problema ao redor do mundo é incerta. Mas tudo indica que a situação no Brasil não é das melhores. A International Stress Management Association (Isma-BR) estima que 32% dos trabalhadores brasileiros sofram com esse tipo de stress. Em um ranking de oito países elaborado pela Isma-BR, estamos à frente da China e dos Estados Unidos – e perdemos apenas para o Japão, onde 70% da população apresenta os sintomas do burnout.

Dá para entender por que a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o transtorno, pela primeira vez, na Classificação Internacional de Doenças, que lista enfermidades e estatísticas de saúde que serão prevalentes nos próximos anos. A OMS descreve o burnout como “uma síndrome resultante de um stress crônico no trabalho que não foi administrado com êxito”.

Fonte: MONTEIRO, Luiza. OMS classifica a síndrome de burnout como doença / Superinteressante

Texto 3

Quando publicou o ensaio “A Sociedade do Cansaço”, que chegou ao Brasil em 2015, o filósofo sul-coreano Byung-chul Han não podia prever o tamanho da crise mundial em que estaríamos hoje. Mas os efeitos de tanta pressão já estavam consolidados e moldando nosso comportamento e cultura. Em seu estudo, o autor avisava que estávamos trocando a “sociedade da disciplina” pela “sociedade do desempenho”. Essa pressão por ser “a melhor versão de si mesmo” traz mais resultados para o faturamento das empresas, do que para quem tenta a todo custo aplicar essa filosofia. Como resultado, o aumento de doenças mentais, como Transtorno de Ansiedade Generalizada, Depressão e a tão comentada Síndrome de Burnout são sinais do quão nociva pode ser essa cultura da ambição e superação a qualquer custo.

Escute o Mamilos Podcast sobre o tema “O que é sociedade do cansaço?”:

Texto 4

Como prevenir e tratar a Síndrome de Burnout / Canal: Saúde da Mente

Boa produção!
Um abraço,
Equipe Redação Nota Dez

Se você deseja receber gratuitamente (e na palma da mão) nossas dicas e temas de redação postados semanalmente aqui no site, faça parte do nosso grupo no WhatsApp. Não se preocupa. Apenas os administradores podem enviar mensagem.

Olá!

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *