Nesta postagem, trago pra você uma redação pronta sobre o tema Combate ao trabalho infantil no Brasil. Esta redação foi produzida apenas para auxiliar os seus estudos, mostrando a relação existente entre as partes do texto dissertativo argumentativo, quais sejam: introdução, desenvolvimento e conclusão. Portanto, não a reproduza (no todo ou em parte) em suas atividades. Isso seria um desserviço ao seu processo de aprendizagem, certo?
Para melhor compreender como este texto foi pensado e estruturado, sugiro a leitura dos seguintes textos já postados aqui no blog:
Qual a relação entre vitrines, loja e a sua redação?
Como planejar a sua redação
Vamos ao texto pronto…
Introdução
O trabalho infantil é uma realidade alarmante que persiste no Brasil, mesmo diante dos avanços sociais e legislativos conquistados ao longo dos anos. Essa prática prejudica o desenvolvimento integral das crianças, comprometendo sua educação, saúde e oportunidades futuras.
Desenvolvimento
D1
Em primeiro lugar, é fundamental reconhecer que o trabalho infantil viola os direitos humanos e compromete o pleno exercício da cidadania das crianças. Ao serem inseridas precocemente no mercado de trabalho, elas são privadas do acesso à educação de qualidade, sendo-lhes negada a possibilidade de adquirir habilidades e conhecimentos necessários para o seu desenvolvimento integral. Além disso, são expostas a situações de risco, como o labor pesado, a exploração e o abuso, tendo ameaçadas a sua integridade física e emocional.
D2
Em segundo lugar, é preciso destacar que o trabalho infantil perpetua o ciclo de pobreza e desigualdade social. Ao ocuparem funções precárias e mal remuneradas, as crianças são privadas de melhores oportunidades no futuro, perpetuando, assim, a exclusão social e a desigualdade de renda. Investir na erradicação da mão de obra infantil significa investir no desenvolvimento econômico e social do país, na medida em que proporciona condições para que essas crianças se tornem cidadãos produtivos e participantes ativos da sociedade.
Conclusão
Por fim, é fundamental que o Estado fortaleça a fiscalização e a punição aos infratores, garantindo que a lei seja aplicada e que as crianças sejam protegidas de qualquer forma de exploração. Além disso, promova políticas públicas que assegurem o acesso universal à educação de qualidade, fortalecendo o papel da escola como um ambiente de proteção e aprendizado. Assim, será possível construir um futuro digno para as crianças, livre do trabalho infantil e repleto de oportunidades para seu pleno desenvolvimento.
Bons estudos!
Se você quer melhorar a escrita da sua redação e até perder o medo dos concursos que têm prova de redação, conte comigo! Me manda uma mensagem no WhatsApp solicitando mais informações sobre aulas particulares e pacotes de correção.
Forte abraço,
Ena Lélis
- O avanço das queimadas no Brasil
- Estratégias infalíveis para argumentar melhor e garantir uma redação excelente
- Qual a diferença entre conjunção, conectivo e operador argumentativo?
- Como escrever um bom desenvolvimento em sua redação (com exemplos)
- 13 citações sobre meio ambiente para usar em sua redação
Para receber gratuitamente (e na palma da mão) nossas dicas e temas de redação postados semanalmente aqui no site, faça parte do nosso grupo no WhatsApp clicando no botão abaixo. Não se preocupa. Apenas os administradores podem enviar mensagem.
Olá!
O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
Achei muito interessante e útil pois estou no primeiro ano do ensino médio e fui desafiada a fazer uma redação sobre a violência nas Escolas.
Amei este sit , estou tendo muitas dificuldades em elaborar uma redação. Preciso de muita ajuda para melhor minha imaginação e poder ter mais facilidade para montar uma redação
Achei ótimo!!! Estou precisando aprender fazer redação para concurso da educação.
Achei muito bom esta ajudando muito