Dica de Redação

Não confunda TÍTULO e TEMA

Ena Lélis
Escrito por Ena Lélis em 1 de fevereiro de 2023
Não confunda TÍTULO e TEMA

Recebemos muitas redações com o tema sendo utilizado como título do texto. Ora, se o tema da sua prova de Redação for, por exemplo, “Os efeitos do garimpo ilegal no Brasil”, você não pode, de forma alguma, apontar como título do seu texto “Os efeitos do garimpo ilegal no Brasil”.

O tema é a ideia geral sobre a qual você tem de discorrer. Já o título é o “nome” que você vai dar à sua redação.

Para que você não esqueça essa diferença, vamos fazer uma comparação com uma loja de roupas. Para ser mais específico, vamos imaginar uma loja de roupas femininas chamada “Ella”. O tema da loja: roupas femininas. O título: Ella.

Mais uma comparação: a Rede Globo, por exemplo, possui diversos telejornais. Tema: telejornalismo/noticiário. Título: Jornal da Manhã / Hora 1 / Jornal Hoje / Jornal Nacional / Jornal da Globo. Repare que são vários títulos que tratam do mesmo tema: telejornalismo/noticiário. Deu pra entender?

Abaixo, alguns temas e possibilidades de títulos (extraídos de textos de alunos do Redação Nota Dez):

TEMA: Pelo direito de manifestar
TÍTULO: O Brasil volta às ruas.

TEMA: Por que o Brasil não é um país de leitores?
TÍTULO: O que andas lendo, Brasil?

TEMA: É possível desmilitarizar a polícia brasileira?
TÍTULO: Além da desmilitarização

Relevante deixar claro que o título deve possuir estreita relação com o foco que você decidiu dar à sua redação. Ele é um super resumo do seu texto. Por isso mesmo é indicado que o seu título seja criado depois de o texto já estar pronto.

Por fim, o título não deve se distanciar do tema. Ele deve, ao contrário, dar ao leitor uma ideia sobre o tema. Veja um exemplo de título problemático e distante do tema:

TEMA: Cubanos no Brasil: o que os brasileiros entendem sobre o juramento de Hipócrates?
TÍTULO: Qualidade ou necessidade?

Então, esteja bastante atento(a)!

Forte abraço,
Ena Lélis

Posts recentes

Olá!

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *