Dúvida geral: escrevo minha redação antes ou depois da prova objetiva?
O meu conselho é que sempre escreva antes. A lógica é que, uma vez que falte tempo, é possível “chutar” as questões da prova objetiva. No caso da redação, impossível! Então, escreva o rascunho completo da sua redação, depois passe para as questões objetivas e reserve um tempo ao final para passar o texto a limpo.
Algumas considerações:
- Observe o tema do texto da prova de Português. Caso o assunto seja semelhante ao do tema da Redação, responda primeira a prova de Português. Vale a pena ter mais uma base textual antes de iniciar a redação. E esta base pode estar não apenas no texto, mas também ao longo das questões de Português e Interpretação. Mas se os temas não forem afins, comece mesmo pela Redação;
- No caso da banca CESPE, em que uma questão errada anula uma certa, não vale a dica dada mais acima, sobre “chutar” as questões objetivas. Ainda assim, inicie pela Redação.
- Quanto ao tempo que você utilizará, ao final, para passar a sua Redação a limpo, somente você poderá saber qual a duração. Como saber? Em seus estudos, em casa, você fará um simulado desse momento e contará quantos minutos usou para isso. Com calma, passe a limpo (com calma e atenção) o rascunho de alguma redação que tenha escrito e cronometre esse tempo. Pronto! Assim você saberá quanto tempo deixar ao final da prova para escrever o seu texto na folha definitiva.
Por fim, aconselho ainda que você respire e mantenha a calma. A ansiedade e o nervosismo impedem a fluidez das suas ideias. Respire fundo quantas vezes precisar e pense positivo!
Grande abraço,
Ena Lélis + Equipe Redação Nota Dez
Estratégias infalíveis para argumentar melhor e garantir uma redação excelente
Qual a diferença entre conjunção, conectivo e operador argumentativo?
Como escrever um bom desenvolvimento em sua redação (com exemplos)
Truncamento de períodos na redação
Olá!
O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
Muito bom esse blog. Obrigada pelas dicas!
Obrigada, Marcele! É bom poder ajudá-la!