Tema de Redação

SEGURANÇA PÚBLICA | A necessidade da gestão de talentos nas polícias

Equipe RND
Escrito por Equipe RND em 2 de maio de 2023
SEGURANÇA PÚBLICA | A necessidade da gestão de talentos nas polícias

A partir da leitura e reflexão sobre os textos de apoio abaixo, escreva um texto dissertativo-argumentativo no qual você discorra sobre o seguinte tema: A necessidade da gestão de talentos nas polícias. Caso julgue necessário, busque leituras adicionais.

Não deixe de fazer o planejamento da sua redação.

TEXTOS DE APOIO

Texto Único

Há algumas décadas, o mundo corporativo realiza uma clara e nítida diferenciação entre rotinas trabalhistas e gestão estratégica de pessoas. As rotinas trabalhistas estão relacionadas a todos os processos e procedimentos que os funcionários de uma organização precisam lidar em seu dia a dia. Tirar férias, lidar com faltas, fazer checagem que tempo de trabalho para benefícios e por aí a fora. A gestão estratégica de pessoas, por outro lado, é um conjunto de atividades ligadas ao desenvolvimento das habilidades para que elas consigam desempenhar da melhor forma possível o seu trabalho e gerar o melhor retorno possível para as organizações.

Esta visão considera que o maior ativo de uma organização são suas pessoas, e que é preciso gerir estes talentos de forma inteligente para que se transformem em ótimos líderes. Dentro desta lógica, a promoção das pessoas, sua remuneração e o seu desenvolvimento na carreira são pensados dentro de uma lógica. Por exemplo, profissionais com potencial ou com habilidades específicas se desenvolvem na carreira diferente de outros. Há métricas transparentes para se mensurar o trabalho das pessoas e busca-se valorizar a competência. Claro que este processo é complexo, problemático e nunca nada disso é tão simples.

Gerir uma força policial é bastante diferente de gerir uma empresa privada. Todavia, as nossas polícias pecam muito na gestão de seus policiais. Do Norte ao Sul do Brasil, a gestão de recursos humanos é meramente focada nas rotinas trabalhistas, com departamentos de pessoal com processos e procedimentos bastante antiquados. Poucas instituições possuem um plano de desenvolvimento de talentos, em que a promoção nas carreiras se dá pelo efetivo trabalho realizado pelos policiais e pelo seu potencial de contribuição futura para a organização.

(…)

A melhoria e a profissionalização de nossas polícias passa pela necessária modernização da forma com que estas organizações gerem e lidam com seus talentos. É preciso reconhecer os talentos e incentivá-los, não de forma individual e não estruturada, mas com programas coordenados.

Além disso, é necessário pensar em processos de promoção que levem em conta o passado de trabalho e o potencial de futuro de contribuição efetiva dos policiais. Além disso, o formação e o desenvolvimento dos líderes deve ser feito de forma organizada e estruturada. Nossas polícias precisam reconhecer seus talentos, fazer com que eles melhorem e que somente ocupem posições de
comando e mando aqueles que de fato tem a competência para liderar e foram desenvolvidos para isso.

Fonte: ALCADIPANI, Rafael. A necessidade da gestão de talentos nas polícias. Acesso em dez. 2022 / Fonte Segura

Boa produção!

Um abraço,
Equipe Redação Nota Dez

Se você deseja receber gratuitamente (e na palma da mão) nossas dicas e temas de redação postados semanalmente aqui no site, faça parte do nosso grupo no WhatsApp. Não se preocupa. Apenas os administradores podem enviar mensagem.

Olá!

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *