O truncamento de períodos é um problema sintático que ocorre quando o raciocínio é fragmentado por um ponto no meio da ideia. Veja os exemplos 1, 2, e 3 mais abaixo.
Além disso, quando lemos uma frase e a consideramos estranha, como se tivesse faltando alguma parte, como se estivesse cortada, truncada, ali ocorre também um truncamento. Não à toa, o truncamento também é conhecido como “Frases Fragmentadas”. Veja o exemplo 4, 5 e 6 mais abaixo.
Exemplos de truncamento + Correções
- A chuva aumenta. À medida que o tempo passa. [oração principal separada da oração subordinada]
Correção: A chuva aumenta à medida que o tempo passa. - Descemos do carro. Porque o trânsito estava parado. [orações coordenadas separadas]
Correção: Descemos do carro porque o trânsito estava parado. - O número de brasileiros desempregados aumentou. Levando trabalhadores a buscarem recursos por meio de atividades informais.
Correção 1: O número de brasileiros desempregados aumentou, levando trabalhadores a buscarem recursos por meio de atividades informais.
Correção 2: O número de brasileiros desempregados aumentou. Esse fato tem levado trabalhadores a buscarem recursos por meio de atividades informais. - Com uma taxa insignificante de investimento, no qual a proporção foi elevada, por um valor altamente irrisório.
Correção: Falta a informação principal. O contexto da ideia precisaria ser analisado. - A moeda brasileira, que há muito vem assumindo uma postura forte não só no mercado nacional, mas também internacional.
Correção 1: Falta a continuidade da informação principal “A moeda brasileira”. O trecho “que há muito vem assumindo uma postura forte não só no mercado nacional, mas também internacional” deve ser lido como se fosse uma informação acessória, considerada uma informação “entre parênteses”. A informação principal ficou sem sua continuidade.
Correção 2: Ou poderíamos entender que a informação é a seguinte: A moeda brasileira há muito vem assumindo uma postura forte não só no mercado nacional mas também internacional. - Aquelas velhas explicações, uma vez que forem repassadas prontamente pelo administrador, ainda que não agradem a todos.
Correção: Falta a informação principal. O contexto da ideia precisaria ser analisado.
Esteja atento(a)!
Um abraço!
- O avanço das queimadas no Brasil
- Estratégias infalíveis para argumentar melhor e garantir uma redação excelente
- Qual a diferença entre conjunção, conectivo e operador argumentativo?
- Como escrever um bom desenvolvimento em sua redação (com exemplos)
- 13 citações sobre meio ambiente para usar em sua redação
Se você deseja receber gratuitamente (e na palma da mão) nossas dicas e temas de redação postados semanalmente aqui no site, faça parte do nosso grupo no WhatsApp. Não se preocupa. Apenas os administradores podem enviar mensagem.
Estratégias infalíveis para argumentar melhor e garantir uma redação excelente
Qual a diferença entre conjunção, conectivo e operador argumentativo?
Como escrever um bom desenvolvimento em sua redação (com exemplos)
Não confunda TÍTULO e TEMA
Olá!
O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.