Quem vai avaliar a redação?
O texto produzido por você será avaliado por, pelo menos, dois professores graduados em Letras ou Linguística, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro.
Como a redação será avaliada?
Os dois professores avaliarão seu desempenho de acordo com os seguintes critérios:
Como será atribuída a nota à redação?
Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A soma desses pontos comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1.000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.
O que é considerado “discrepância”?
Considera-se discrepância quando as notas atribuídas pelos avaliadores:
• diferirem em mais de 100 pontos no total; ou
• obtiverem diferença superior a 80 pontos em qualquer uma das competências.
Qual a solução para o caso de haver “discrepância” entre as duas avaliações iniciais?
• A redação será avaliada, de forma independente, por um terceiro avaliador.
• A nota final será a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximarem
E se a “discrepância” ainda continuar depois da terceira avaliação?
A redação será avaliada por uma banca composta por três professores, que atribuirá a
nota final do participante.
Quais as razões para se atribuir nota 0 (zero) a uma redação?
A redação receberá nota 0 (zero) se apresentar uma das características a seguir:
• fuga total ao tema;
• não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo;
• extensão de até 7 (sete) linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo, ou extensão
de até 10 (dez) linhas escritas no sistema Braille;
• cópia de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões sem que haja pelo
menos 8 linhas de produção própria do participante;
• impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, em qualquer parte da
folha de redação;
• números ou sinais gráficos sem função clara em qualquer parte do texto ou da folha de
redação;
• parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
• assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente
designado para a assinatura do participante;
• texto predominante ou integralmente escrito em língua estrangeira;
• folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho; e
• texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes.
O que são partes deliberadamente desconectadas do tema proposto?
As partes deliberadamente desconectadas do tema proposto consistem em reflexões do participante sobre o próprio processo de escrita, sobre a prova ou sobre o próprio desempenho dele no exame. Além disso, a escrita de bilhetes destinados, por exemplo, à banca avaliadora, mensagens políticas ou de protesto, orações, mensagens religiosas, frases desconectadas do corpo do texto, trechos de música, de hino, de poema ou de qualquer texto, desde que estejam desarticulados da argumentação feita na redação. Isso quer dizer que uma constatação de algum problema social, por exemplo, não é, por si só, avaliada como um protesto e, consequentemente, como parte desconectada se estiver devidamente articulada à argumentação construída ao longo da redação. Em suma, para ter sua redação anulada por esse critério, é preciso que você insira, de forma proposital, pontual e desarticulada, elementos estranhos ao tema e ao seu projeto de texto ou que atentem contra a seriedade do exame.
Como será avaliada a redação de participantes surdos ou com deficiência auditiva?
Serão adotados mecanismos de avaliação coerentes com o aprendizado da língua portuguesa como segunda língua, de acordo com o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Neste ano, disponibilizamos um tópico especialmente dedicado aos participantes surdos ou com deficiência auditiva, em que serão apresentadas as especificidades da avaliação das redações desse público.
Como será avaliada a redação de participantes com dislexia?
Serão adotados critérios de avaliação que levem em conta questões linguísticas específicas relacionadas à dislexia. Neste ano, disponibilizamos um tópico especialmente dedicado aos participantes com dislexia, em que serão apresentadas as especificidades da avaliação das redações desse público.
Como será avaliada a redação de participantes com transtorno do espectro autista?
A partir de 2020, as redações dos participantes que apresentam transtornos do espectro autista serão avaliadas por uma banca especializada. Serão adotados critérios de avaliação que levem em conta questões linguísticas específicas relacionadas ao autismo, em conformidade com o inciso VI do art. 30 da Lei nº 13.146, de 6 de junho de 2015.
QUATRO CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES:
1. Para efeito de avaliação e de contagem do mínimo de linhas escritas, os trechos que representarem cópia dos textos da Prova de Redação ou do Caderno de Questões serão desconsiderados em relação ao total de linhas escritas, valendo somente as que foram produzidas pelo participante. São consideradas linhas com cópia aquelas compostas, integral ou parcialmente, por trechos de cópia da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões.
2. Procure escrever sua redação com letra legível, para evitar dúvidas no momento da avaliação. Redação com letra ilegível poderá não ser avaliada.
3. O título é um elemento opcional na produção da sua redação. Assim, embora seja considerado linha escrita, não é avaliado em nenhum aspecto relacionado às competências da matriz de referência. No entanto, o título pode levar à nota zero da redação caso apresente alguma característica passível de anulação (por exemplo: desenhos, sinais gráficos, impropérios etc.)
4. Não faça destaques no título ou marcas de finalização do texto que possam ser considerados desenhos ou formas de identificação.
Fonte: Cartilha do Participante ENEM 2020 (acesse-a aqui)
Clique para baixar gratuitamente o nosso e-book com 45 redações nota mil comentadas pelo INEP.
Olá!
O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.