Há um deslize que vejo muito nas redações que corrijo. Chamo-o de “deslize flutuante”, que é quando o aluno passa todo o texto a limpo e, então, percebe que errou algum trecho ou palavra. Daí, geralmente, ele faz como os exemplos abaixo:
EXEMPLO 1:
EXEMPLO 2:
Você se identificou com essa situação? Já pensou sobre o que faria se isso ocorresse no dia da sua prova? Que pavor, hein? Mas que bom que você está aqui me lendo e agora vai saltar algumas colocações na lista de concorrentes por saber como sair dessa enrascada!
O correto MESMO é você passar o seu texto a limpo com muita atenção, para que não ocorra nenhum deslize e sua apresentação fique perfeita. Maaaaas… se você cometer essa bobagem, deverá lembrar que os editais, em geral, alertam para o fato de que o trecho que não estiver no espaço reservado para tal não será corrigido. E qual é o espaço reservado para tal? Isso mesmo: AS LINHAS. Nada mais além delas! Então, o seu “deslize flutuante” não será considerado. O examinador deverá entender que aquele trecho flutuando não existe e isso deixará sua ideia incompleta. Entendeu? Veja que eu disse que o examinador lerá como se o trecho flutuante não existisse. Mas eu não disse que ele não o enxergará e você estará isento de penalizações. Ele retirará alguns décimos daquilo, sim!
Mas vamos ao que fazer para solucionar o seu problema:
No caso do exemplo 1, ele deveria ter escrito o termo “reconhecimento” por cima do termo “apoio”. Ia virar rasura? Ia! Mas é melhor perder décimos por rasura do que por falta de nexo.
No caso do exemplo 2, em que o aluno acrescentou um termo, não haveria como ele escrevê-lo por cima de outro, porque ele estaria trocando termos quando eles deveriam se complementar. Certo? Então, neste caso, não há muito o que fazer. Ele agiu certo em mostrar ao examinador qual era a intenção dele, mas o que é preciso saber é que o trecho não será considerado. O que você não deve fazer é, após escrever a palavra flutuante, desistir de colocá-la e riscar, por medo do examinador. Porque, neste caso, você estará fazendo uma grande bagunça. Deixe lá quieto mesmo e pronto! Ah! E analise se a palavra que está faltando precisa muito estar ali. De repente, ela pode ser dispensada. O que seria um grande alívio! Rs.
Então, agora que você já sabe como proceder, avance algumas casas! 🙂
Forte abraço,
Ena Lélis
Estratégias infalíveis para argumentar melhor e garantir uma redação excelente
Qual a diferença entre conjunção, conectivo e operador argumentativo?
Como escrever um bom desenvolvimento em sua redação (com exemplos)
Truncamento de períodos na redação
Olá!
O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
Legal!
Eu tinha uma noção do que fazer, mas é sempre bom ressaltar mais uma vez.
Abraço!
Que material show, parabéns docente Ena , a senhora é muito boa no que faz , nesse semestre voltarei com nossas aulas /cursos .
=)
Outro abraço, Felipe!
Obrigada pelo carinho, Bruno!
Aguardamos você pra ser nosso aluno mais uma vez! =)
Forte abraço!
Muito bom artigo, fazia muito isso, principalmente, quando lembrava uma palavra que se encaixava no texto escrito. Me ajudou a fazer a redação com calma e prestar atenção quando for passar a limpo.
Que bom, Aldinei! 🙂
Sempre erro algo quanto to passando qualquer texto a limpo , não sei mais o que fazer . No dia da prova é capaz de eu amassar e jogar a prova fora de tanta raiva que eu fico , nesse momento to tentando passar a limpo uma redação que fiz mas já to na segunda tentativa e sempre erro algo , então jogo fora com raiva e começo de novo . Que ódio eu tenho de redação !
Hahaha! Confesso que ri muito lendo seu comentário, Leynasion!
Comece sem pensar que vai errar. E sem raiva! Rsrsrs. O mais importante é passar a limpo devagar e com atenção. Vá passando a limpo de três em três palavras, por exemplo. Com o tempo, você vai pegando o próprio jeito de não errar. Sucesso!
Boa noite, no final da linha da redação a última letra da última palavra ficou fora do limite da redação, o quê ocorre neste caso?
Oi, Diego! O que pode ocorrer é a banca descontar alguns décimos da parte de apresentação textual ou simplesmente compreender a palavra como incompleta (por ter ultrapassado os limites). Não é muita coisa não. Fica tranquilo. =]
Olá boa noite. Errei uma palavra possamos dizer que troquei causaram por causarão eu posso perder ponto por apenas esse erro ou não ?
Oi, Marcos!
Sim. É bastante possível que o corretor retire algum ponto pelo deslize de conjugação.
Um abraço e boa sorte!
Quando passar a redação a limpo, se eu errar passo um risco na palavra ou coloco entre parênteses e risco??
Oi, Rafaela! Apenas um risco. Sem parênteses!
Muito obrigado!