A greve dos caminhoneiros tem sido o assunto mais comentado (e sentido) nos últimos dias. O Brasil está praticamente paralisado, sem a distribuição de todo e qualquer tipo de produtos básicos para o funcionamento da rotina e da subsistência da população. Desse modo, percebe-se a dependência que o país possui das cargas transportadas pelas rodovias e, por sua vez, das próprias rodovias. Pensando nisso, reflita sobre esta dependência e, em seu texto dissertativo, argumente se ela traz mais vantagens ou mais desvantagens (econômicas ou em qualquer outro setor) para o Brasil.
Não deixe de fazer o seu brainstorm -> esqueleto -> rascunho.
Abaixo, você encontra os links de textos de apoio. Leia tudo com bastante atenção. Busque outras leituras, caso julgue necessário. Por fim, produza um texto dissertativo argumentativo, que deve conter entre 25 e 30 linhas.
***
Se você está preparando para o ENEM, o ideal é que escreva a sua redação com base nas instruções abaixo, extraídas da prova de 2017:
- A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
- o seu texto deve ter entre 7 e 30 linhas. Menos que 7 torna o texto “insuficiente”.
- cuidado para não fugir ao tema e não deixe de atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
- apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos
- cuidado para não apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
TEXTO DE APOIO
Texto Único | Nexo Jornal
Por que o Brasil abriu mão do trem e ficou dependente do caminhão
Boa produção!
Um abraço,
Equipe Redação Nota Dez
* A imagem utilizada nesta postagem foi extraída da Folha de S. Paulo.
Olá!
O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.