Tema de Redação

SEGURANÇA PÚBLICA | Confiança nas polícias: o cidadão confia ou teme as polícias brasileiras?

Equipe RND
Escrito por Equipe RND em 9 de maio de 2023
SEGURANÇA PÚBLICA | Confiança nas polícias: o cidadão confia ou teme as polícias brasileiras?

A partir da leitura e reflexão sobre os textos de apoio abaixo, escreva um texto dissertativo-argumentativo no qual você discorra sobre o seguinte tema: Confiança nas polícias: o cidadão confia ou teme as polícias brasileiras? Caso julgue necessário, busque leituras adicionais.

Não deixe de fazer o planejamento da sua redação.

TEXTOS DE APOIO

Texto 1

Quando as pessoas confiam nas polícias, as instituições são admiradas e respeitadas, o que é sempre preferível à situação em que as polícias são temidas. As evidências mostram que uma maior confiança pública nas polícias está correlacionada à disposição de se submeter mais amplamente às orientações policiais e a um respeito maior à lei. Pelo contrário, quando as polícias perdem legitimidade aos olhos do público, as pessoas resistem mais às solicitações dos agentes; manifestam maior probabilidade de prestar queixas contra os policiais e ficam menos dispostas a cooperar e a relatar o que sabem em uma investigação.

Fonte: ROLIM, Marcos; HERMANN, Daiana. Confiança nas polícias: percepção dos residentes e desafios para a gestão / Disponível na plataforma Scielo.

Texto 2

Não se reduz medo impondo medo, e violência com violência. A polícia não vai desenvolver um bom trabalho se houver vítimas de assédio. Para pensar, de fato, na modernização da segurança pública, é preciso pensar como gerar confiança nas próprias policias brasileiras.

Renato Sérgio Lima, Diretor Presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Fonte: FENAPEF

Texto 3

Metade das pessoas que vivem nas periferias do Brasil dizem sentir medo ao ver a polícia. Esse número é de apenas 23% entre as classes mais altas. A frase “a polícia é perigosa para pessoas como eu” ressoa em 54% dos negros, enquanto para brancos a afirmação só faz sentido para 17%. E apenas 5% dos brasileiros acreditam que a polícia não é racista.

É o que mostra a pesquisa “Periferia, racismo e violência”, do Datafavela, parceria da Cufa (Central Única das Favelas) com o Instituto Locomotiva, que ouviu 1.826 pessoas entre 29 e 30 de junho (de 2020). Quase todos (91%) afirmaram ter conhecimento do caso de George Floyd, homem negro morto após ter o pescoço prensado contra o chão pelo joelho de um policial branco nos Estados Unidos, que gerou uma série de protestos contra o racismo, inclusive no Brasil.

O estudo também mostra que 4 em cada 10 brasileiros periféricos já foram vítimas de violência policial, seja desrespeito, agressão verbal, agressão física ou extorsão. Mas os homens negros de baixa renda continuam mais expostos às abordagens desse tipo do que os brancos de baixa renda.

Fonte: Brasileiros revelam medo e apenas 5% acreditam que a polícia não é racista / Folhapress, via Amazonas Atual

Texto 4

Os próprios policiais são vítimas e reféns da lógica de guerra herdada da ditadura militar e submetidos a treinamentos violentos e assédio. Segundo o professor Túlio Vianna, violências praticadas por superiores hierárquicos podem influenciar no comportamento do policial na rua. “Se o treino do policial é com força bruta, na rua ele descontará isso no suspeito preso em flagrante”, afirma. “Se ele é submisso ao seu superior, acha que o suspeito deve a mesma obediência a ele, reproduzirá o assédio.”

O coronel Adilson Paes de Souza explica que os treinamentos são pautados por uma noção de “virilidade, aquela cultura do macho, que você tem que resistir a toda e qualquer dor. A ideia é que você negue sua dor, seus limites, para descontar essa dor reprimida nos outros”.

Fonte: MERLINO, Tatiana. Quem tem medo da polícia? / Revista Galileu

Boa produção!
Um abraço,
Equipe Redação Nota Dez

Imagem: Reprodução

Se você deseja receber gratuitamente (e na palma da mão) nossas dicas e temas de redação postados semanalmente aqui no site, faça parte do nosso grupo no WhatsApp. Não se preocupa. Apenas os administradores podem enviar mensagem.

Olá!

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *