Dica de Redação

Como conectar os parágrafos da sua redação

Ena Lélis
Escrito por Ena Lélis em 25 de janeiro de 2023
Como conectar os parágrafos da sua redação

Você já deve saber que quando falamos em conectar ideias, sejam elas mais amplas (em parágrafos) ou mais específicas (em períodos), estamos falando dos conectivos textuais, também chamados de conectores textuais. E eles nada mais são do que a coesão textual. Neste post, eu quero te falar sobre como conectar os parágrafos da sua redação. Ou seja, quais conectivos usar de acordo com a intenção da informação ou do argumento.

Conectando a introdução e o desenvolvimento

Eu já falei aqui no blog que a introdução é uma espécie de vitrine da sua redação. Logo, ela traz o resumo do que será aprofundado no desenvolvimento. Desse modo, entendemos que o desenvolvimento é a parte do texto onde você inicia a discussão propriamente dita. É por isso que você deve iniciar o seu D1 (primeiro parágrafo do desenvolvimento) com conectivos que marcam esse começo de discussão da ideia. Veja abaixo alguns exemplos de conectivos que já apareceram em redações nota mil do ENEM.

Exemplos:

  • A princípio,
  • De início, tem-se a…
  • Primeiramente…
  • Em primeiro lugar…
  • Em um primeiro plano…
  • Em primeira análise…

No D1, é possível também iniciar sem um conectivo. Veja o exemplo:

O filósofo italiano Norberto Bobbio afirma que a dignidade humana é uma qualidade intrínseca ao homem, capaz de lhe dar direito ao respeito e à consideração por parte do Estado. Nessa lógica, é notável que o poder público não cumpre o seu papel enquanto agente fornecedor de direitos mínimos, uma vez que não proporciona aos surdos o acesso à educação com a qualidade devida, o que caracteriza um irrespeito descomunal a esse público. A lamentável condição de vulnerabilidade à qual são submetidos os deficientes auditivos é percebida no déficit deixado pelo sistema educacional vigente no país, que revela o despreparo da rede de ensino no que tange à inclusão dessa camada, de modo a causar entraves à formação desses indivíduos e, por conseguinte, sua inserção no mercado de trabalho.

D1 da redação de Alan Nabor, nota mil no ENEM de 2017

Conectando os parágrafos de desenvolvimento (D1 e D2)

Agora pensemos em um desenvolvimento construído com dois parágrafos (D1 e D2), que é, na verdade, a estrutura ideal e mais recomendada, a depender de como você esteja elaborando o seu desenvolvimento.

Para construir um desenvolvimento com três parágrafos (D1, D2 e D3), é indicado que você esteja trabalhando com ideias/argumentos complementares, ou seja, de adição. Neste caso, tudo bem você optar por três parágrafos. Ainda assim, sugiro que considere estruturar o seu desenvolvimento em dois argumentos/parágrafos, por conta da quantidade de linhas disponíveis para a sua argumentação (com 3 parágrafos a quantidade de linhas é menor para cada um deles).

Mas como eu ia dizendo… aqui vamos pensar em um desenvolvimento com 2 parágrafos. O que definirá o conectivo do segundo parágrafo é a relação que você decidiu estabelecer entre as ideias/argumentos.

Por exemplo, se os argumentos são de causa e consequência, o conectivo do D2 marcará isso:

D1 – De início, tem-se a…
D2 – Como consequência…

Se os argumentos são complementares, você pode usar, por exemplo:

D1 – Inicialmente…
D2 – Além disso…

Na tabela abaixo, veja mais exemplos dessa relação estabelecida entre D1 e D2:

D1D2
A princípio…Ademais…
Em primeiro plano…Sob outro prisma…
Em primeiro lugar…Em segundo lugar…
Por um lado…Por outro lado…
[sem conectivo]Outro [desafio/problema]…
[sem conectivo]Contudo…

Isso nos leva a um outro assunto, que é o Paralelismo. Mas esse é um papo pra outra hora.

Já que, anteriormente, eu trouxe um exemplo de D1 (iniciado sem conectivo), deixo abaixo o D2 desta mesma redação:

Além disso, outra dificuldade enfrentada pelos surdos para alcançar a formação educativa se dá na falta de apoio enfrentada por muitos no âmbito familiar, causada pela ignorância quanto às leis protetoras dos direitos do deficiente, que gera uma letargia social nesse aspecto. Esse desconhecimento produz na sociedade concepções errôneas a respeito do papel social do portador de deficiências: como consequência do descumprimento dos deveres constitucionais do Estado, as famílias – acomodadas pela pouca instrução – alimentam a falsa ideia de que o deficiente auditivo não tem contribuição significante para a sociedade, o que o afasta da escolaridade e neutraliza a relevância que possui.

D2 da redação de Alan Nabor, nota mil no ENEM de 2017

Conectando o desenvolvimento e a conclusão

Esta é a parte mais fácil. É suficiente iniciar a sua conclusão com os conectores conclusivos já bem conhecidos por você.

Exemplos: em suma; em síntese; enfim; em resumo; portanto; assim; dessa forma; dessa maneira; desse modo; logo; pois; assim sendo; nesse sentido.

Abaixo, exponho a conclusão do desenvolvimento apresentado mais acima:

Logo, é necessário que o Ministério da Educação, em parceria com instituições de apoio ao surdo, proporcione a este maiores chances de se inserir no mercado, mediante a implementação do suporte adequado para a formação escolar e acadêmica desse indivíduo – com profissionais especializados em atendê-lo –, a fim de gerar maior igualdade na qualificação e na disputa por emprego. É imprescindível , ainda, que as famílias desses deficientes exijam do poder público a concretude dos princípios constitucionais de proteção a esse grupo, por meio do aprofundamento no conhecimento das leis que protegem essa camada, para que, a partir da obtenção do saber, esse empenho seja fortalecido e, assim, essa parcela receba o acompanhamento necessário para atingir a formação educacional e a contribuição à sociedade.

Conclusão da redação de Alan Nabor, nota mil no ENEM de 2017

Para ampliar o seu repertório de conectivos textuais, sugiro que leia o post Conectivos para a sua redação, já publicado aqui no blog.

Por fim (olha um conectivo de conclusão!), preparamos um material gratuito com um compilado de dezenas de redações nota mil comentadas pela equipe do INEP. Clica aqui para fazer o download.

Forte abraço,
Ena Lélis

Posts recentes

Olá!

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *