Dica de Redação

Como se preparar para o tema da redação

Ena Lélis
Escrito por Ena Lélis em 18 de janeiro de 2023
Como se preparar para o tema da redação

Ao começar a se preparar para concursos, vestibulares ou ENEM, é muitíssimo comum que a sua primeira preocupação seja com a prova de Redação. Isso se deve, em grande parte, ao fato de que, na época da escola, você não se dedicava tanto à leitura, à interpretação e à prática textual. E como o hábito da leitura (e da escrita) leva tempo para ser conquistado, o tema da redação passa a ser um estorvo, justamente porque lidar bem com ele depende demais de quão leitor(a) você é. Neste post, vou te mostrar como se preparar para o tema da redação e acabar com o frio na barriga que você sente só de pensar no dia da prova.

A solução mais segura para a sua dificuldade em lidar com o tema está na sua preparação. Eu digo “mais segura” porque vejo por aí muita gente ensinando como fazer uma redação sobre qualquer tema ou como usar um mesmo modelo de escrita para qualquer redação, entre outras ofertas que são, na realidade, paliativos em vez de cura real do problema. Eu sugiro que a sua preparação esteja atrelada à formação do seu ser, à criação de hábitos que te garantirão crescimento pessoal, além da sua aprovação. Vamos lá?

1. Crie o hábito de ler sobre temas diversos

A falta do hábito da leitura é o ponto fraco de muita gente (muita mesmo!). Então, pra início de conversa, você está nivelado com a maioria dos estudantes que está se preparando para alguma prova de concurso ou vestibular. Acho que até aqui nenhuma novidade, não é mesmo? O que há de novo é que você vai começar a criar esse hábito e agora eu vou te mostrar como.

Tenha um caderno de temas

É importante começar este tópico te dizendo que, assim como você estuda Português, Matemática etc., você também deve estudar sobre temas diversos. Ou seja, o seu estudo de Redação inclui não apenas ler jornais, revistas, livros, mas principalmente estudá-los.

  • Separe um caderno (ou fichas);
  • Busque leituras sobre um tema específico;
  • Faça anotações dessas leituras, como dados estatísticos, citações, marcos históricos e o que mais você julgar importante para ser registrado e revisado futuramente;
  • Separe suas anotações por grandes áreas. Ex.: educação, saúde, política, meio ambiente etc. Se você tiver um caderno, cada matéria do seu caderno será uma grande área. Se você tiver um fichário, vá organizando com separadores.
  • Vez em quando, retorne a essas anotações para fazer revisões ou acrescentar novas informações.

Ficou claro pra você como é simples e necessário ter um caderno ou fichário de temas? Vou deixar abaixo a foto de uma página do meu caderno de temas. Já postei sobre ele lá no Instagram.

Anotações sobre o tema da crise hídrica.

Separe um momento para o estudo dos temas

Assim como você reserva o horário para estudar Português e Matemática, é preciso que haja também um horário dedicado aos temas. Se você vai produzir sobre algum tema durante a semana, aquele será o tema a ser estudado. Logo, em vez de apenas lê-lo para escrever a sua redação, você agora irá fazer anotações sobre ele em seu caderno.

Caso você não vá escrever nenhuma redação na semana, ainda assim utilize aquele momento para buscar sobre um tema de seu interesse e estudá-lo.

2. Crie o hábito de ler livros

Quem me dera se eu pudesse tocar em um livro e já saber toda a sua história ou o seu conteúdo. Mas a vida não é em velocidade 10x. Ela nos pede dedicação, paciência, tempo. Com a leitura de livros é o mesmo processo.

Você pode me dizer “Ah, Ena, eu não gosto de ler”. E eu te pergunto “Você não gosta ou você não se permitiu gostar?”. Para alguns, o hábito da leitura veio de uma maneira fácil, por crescer ao lado de quem gostava de ler e isso foi uma inspiração, ou mesmo por ter passado uma infância inteira ouvindo histórias na hora de dormir, por exemplo. Para outros, chegou também por inspiração, só que mais tardiamente, por afinidade com algum(a) professor(a) ou outra pessoa querida. Para outros ainda, veio por vontade própria: a pessoa sabia que não teve estímulo ou inspiração, mas queria ler, porque queria isso pra vida, ou porque achava bonito ler (não deixa de ser uma inspiração, percebe?), ou por qualquer outra razão.

O motivo interessa menos do que a dedicação. Em todos os casos, a dedicação é necessária. Todos os dias (ou quase todos) ler um pouco. E, de pouco em pouco, a mente (ou o coração?) vai pedindo mais.

  • Escolha um livro de seu interesse;
  • Dedique 30 minutos diários a essa leitura. Se tiver menos tempo disponível, tudo bem. Comece com o que tem;
  • Leia com o celular no silencioso ou distante. Evite essa e outras distrações;
  • Finalizada a leitura, busque críticas que já foram feitas sobre o livro. Isso te ajudará a refletir sobre os temas gerais ali presentes e a fazer anotações sobre essas reflexões.

É interessante observar que, com o tempo, você criará seus próprios métodos de anotação as obras lidas.

Momento de leitura e anotações sobre o livro Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus.

3. Explique para si mesmo o que acabou de ler

Um bom exercício para treinar a assimilação dos conteúdos é explicar a si mesmo(a) o que você entendeu de uma obra, de um texto ou de um tema que você acabou de ler. Utilize as suas palavras, de modo simples. Nada de rebuscar. Isso interfere no fluxo da informação. Simplesmente fale, como se estivesse conversando com um(a) amigo(a) muito próximo.

Outro bom exercício é gravar o áudio da sua explicação. Isso te ajudará nos momentos de revisão. Sem contar que você pode fazer essa revisão enquanto lava os pratos, dirige etc.

Resumindo:

  • Explique para si mesmo o que acabou de ler;
  • Grave o áudio da sua explicação para revisar o assunto enquanto faz outras tarefas.

Não há milagre. Para colher é preciso plantar. Leia um pouco sobre áreas temáticas diversas. Passe por cada uma delas. Depois vá ampliando o seu repertório. Desse modo, o mistério em torno do tema da redação aos poucos deixará de te dar frio na barriga.

Desejo que a sua preparação seja de muito aprendizado. E que, no momento da sua prova, haja fluidez de ideias.

Grande abraço,
Ena Lélis

Leia também:

Como lidar com o tempo durante a prova de redação
Como escrever uma boa introdução em sua redação (com exemplos)

Posts recentes

Olá!

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *