Tema de Redação

SEGURANÇA PÚBLICA | O crime organizado e a pobreza

Equipe RND
Escrito por Equipe RND em 4 de abril de 2023
SEGURANÇA PÚBLICA | O crime organizado e a pobreza

A partir da leitura e reflexão sobre os textos de apoio abaixo, escreva um texto dissertativo-argumentativo no qual você discorra sobre o seguinte tema: O crime organizado e a pobreza. Caso julgue necessário, busque leituras adicionais.

Não deixe de fazer o planejamento da sua redação.

TEXTOS DE APOIO

Texto 1

Ao longo do século XX, o Brasil vivenciou um intenso processo de urbanização, caracterizado por intensas e rápidas mudanças no cenário de ocupação de suas grandes cidades. A partir de 1950, parte da população brasileira migrou para os centros urbanos, sobretudo em função da mecanização da produção agrícola que gerava déficit de empregos no meio rural. Além disso, este contingente populacional era atraído pelas novas oportunidades proporcionadas pela industrialização, bem como pelas tecnologias laborais e pelos mercados de prestação de serviços. Esse rápido movimento de adensamento da malha urbana brasileira, no entanto, foi caracterizado pela falta de planejamento político e social para o recebimento da população, resultando na ocupação das periferias das cidades, geralmente áreas irregulares, desprovidas de infraestrutura física adequada e de benefícios sociais, como saúde, educação, saneamento básico e energia.

Sendo assim, dentre essas carências geradas pela segregação social e espacial das periferias dos centros urbanos brasileiros, encontra-se, também, a falta de acesso aos mecanismos de justiça e de mediação de conflitos, o que produz um ambiente propício para o agravamento de ações privadas e violentas de resolução de problemas, dificultando, assim, o controle social dessas regiões (BEATO e ZILLI, 2012).

Esse tipo de conformação local leva ao acirramento das disputas fundiárias, domésticas e interpessoais, em função da não implementação, nessas comunidades, de regras, instâncias e instituições que se traduzam em meios de resolução pacífica de conflitos e provisão democrática dos serviços de justiça. Muitas vezes, a ilegalidade como referência inicia-se a partir de uma iniciativa governamental que, posteriormente, induz à formação de estratégias informais de ocupação e invasão (BEATO e ZILLI, p. 5, 2012)

Nesse contexto, nas últimas décadas, essas comunidades desamparadas pelo Estado viram seus territórios sendo ocupados por grupos criminosos que buscaram seu próprio benefício por meio de atividades ilegais, como tráfico de drogas, roubos e violência generalizada, prejudicando o bem-estar e colocando em risco a vida das populações locais. 

Fonte: SANTOS, Lucas. A estruturação de grupos criminosos nas periferias brasileiras / Observatório das desigualdades

Texto 2

A violência é um elemento muito presente e visível da pobreza no Brasil: ela afeta desproporcionalmente as comunidades mais pobres, tanto nas áreas urbanas quanto nas rurais, e, por sua vez, agrava ainda mais esta pobreza. Além disso, os atores estatais responsáveis pela segurança tendem a estereotipar os pobres, e particularmente os moradores das favelas, como “criminosos”. Tal identificação é reforçada por relatos da mídia e até mesmo por afirmações de figuras públicas. A criminalização dos pobres tem justificado estratégias de segurança pública que violam uma gama de direitos humanos, inclusive o direito à vida, tendo em vista que a polícia promove ações arbitrárias contra os moradores das favelas, em especial jovens negros. Identificados como criminosos pela polícia, os pobres são, ao mesmo tempo, também vítimas da polícia e de facções criminosas; e gangues organizadas controlam a maior parte dos recursos econômicos nos bairros urbanos pobres do Brasil.

Fonte: A criminalização da pobreza. Relatório sobre as causas econômicas, sociais e culturais da tortura e de outras formas de violência no Brasil. / Justiça Global, Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR) e Organização Mundial Contra Tortura (OMCT)

Texto 3

Indicamos a leitura completa do seguinte texto:
O crime organizado e a pobreza

Fonte: FERNANDES, Pedro; DAVI, Marcelo. / Fonte Segura

Boa produção!
Forte abraço,
Equipe Redação Nota Dez

Foto: Reprodução

Se você deseja receber gratuitamente (e na palma da mão) nossas dicas e temas de redação postados semanalmente aqui no site, faça parte do nosso grupo no WhatsApp. Não se preocupa. Apenas os administradores podem enviar mensagem.

Olá!

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *