Dica de Redação

Estratégias infalíveis para argumentar melhor e garantir uma redação excelente

Equipe RND
Escrito por Equipe RND em 12 de junho de 2024
Estratégias infalíveis para argumentar melhor e garantir uma redação excelente

Escrever bons argumentos em uma redação é essencial para persuadir o leitor e sustentar a sua tese de forma convincente. Para isso, são utilizadas diferentes estratégias, as chamadas estratégias argumentativas. Já ouviu falar sobre elas? Se sim, vem aprofundar mais o que você já sabe. Se não, segue comigo que eu te ensino.

O que são estratégias argumentativas?

Estratégias argumentativas são técnicas e métodos usados para persuadir ou convencer os interlocutores em um debate, discussão ou texto argumentativo. Elas são fundamentais na construção de argumentos eficazes e podem ser utilizadas tanto em contextos orais quanto escritos. Como estamos tratando da redação, que é um texto escrito, basta que você saiba que tais estratégias são técnicas e métodos para convencer o seu leitor quanto ao seu ponto de vista.

Abaixo, vamos explorar algumas estratégias que você pode usar em sua redação.

Explorando algumas estratégias

1. Exemplificação

Nesta estratégia, você apresenta e desenvolve um exemplo específico para justificar sua ideia. Esse exemplo deve ser de conhecimento geral e relevante para o tema.

Exemplo: Sendo assim, a herança segregacionista de frequência às salas cinematográficas e demais plataformas de exibição impede a construção de um capital cultural em parte da população do país, prejudicando sua democratização. Um exemplo disso é o relato da autora Carolina Maria de Jesus, em seu livro “Quarto de despejo”, no qual ela conta que, por residir na periferia, o dinheiro que seus filhos gastariam para assistir aos longas no cinema não seria suficiente nem para pagar seus deslocamentos. [Maria Antônia de Lima Barra, redação nota mil no ENEM de 2019]

2. Enumeração

Consiste em listar elementos que reforcem sua argumentação, como dados, fatos ou características relevantes. Você também por informar ao leitor que há dois problemas e trabalhá-los em parágrafos diferentes (D1 e D2), apontando essa enumeração por meio da coesão em cada início de parágrafo de desenvolvimento. Ao iniciar, por exemplo, o D1 com “Primeiramente”, o D2 poderá ser iniciado com “Em segundo lugar” ou “Ademais”, “Além disso” etc.

Exemplo:

Início do D1:
Primeiramente, é preciso compreender como a agressão ao meio ambiente fere as comunidades tradicionais. (…)
Início do D2:
Ademais, é de grande relevância entender como o apagamento dos saberes ancestrais leva à desvalorização das populações tradicionais. (…)

[Rodrigo Junqueira, redação nota mil no ENEM de 2022]

3. Comparação

Comparações entre situações, contextos ou conceitos podem fortalecer seus argumentos. Use analogias para tornar sua tese mais compreensível.

Exemplo: No filme “Matrix“, clássico do gênero ficção científica, o protagonista Neo é confrontado pela descoberta de que o mundo em que vive é, na realidade, uma ilusão construída a fim de manipular o comportamento dos seres humanos, que, imersos em máquinas que mantêm seus corpos sob controle, são explorados por um sistema distópico dominado pela tecnologia. Embora seja uma obra ficcional, o filme apresenta características que se assemelham ao atual contexto brasileiro, pois, assim como na obra, os mecanismos tecnológicos têm contribuído para a alienação dos cidadãos, sujeitando-os aos filtros de informações impostos pela mídia, o que influencia negativamente seus padrões de consumo e sua autonomia intelectual. [Fernanda Carolina Santos, redação nota mil no ENEM de 2018]

4. Causa e efeito

Essa é uma das estratégias mais utilizadas. Nela, explique as relações de causa e efeito relacionadas ao tema. Mostre como determinadas ações levam a consequências específicas.

Exemplo:

D1:
De início, tem-se a noção de que a Constituição Federal assegura a todos os cidadãos o acesso igualitário aos meios de propagação do conhecimento, da cultura e do lazer. Porém, visto que os cinemas, materialização pública desses conceitos, concentram-se predominantemente nos espaços reservados à elite socioeconômica, como os “shopping centers”, é inquestionável a existência de uma segregação das camadas mais pobres em relação ao acesso a esse recurso. Essa segregação é identificada na elaboração da tese da “subcidadania”, escrita pelo sociólogo Jessé Souza, que denuncia a situação de vulnerabilidade social vivida pelos mais pobres, cujos direitos são negligenciados tanto pela falta de ação do Estado quanto pela indiferença da sociedade em geral. Fica claro, então, que o acesso ao cinema não é um recurso democraticamente pleno no Brasil.
D2:
Como consequência dessa elitização dos espaços públicos, que promove a exclusão das camadas mais periféricas, é observado um bloqueio intelectual imposto a essa parte da população. Nesse sentido, assuntos pertinentes ao saber coletivo, que, por vezes, não são ensinados nas instituições formais de ensino, mas são destacados pelos filmes exibidos nos cinemas, não alcançam as mentes das minorias sociais, fato que impede a obtenção de conhecimento e, por conseguinte, a plenitude da essência aristotélica. Essa situação relaciona-se com o conceito de “alienação”, descrito pelo filósofo alemão Karl Marx, que caracteriza o estado de insuficiência intelectual vivido pelos trabalhadores da classe operária no contexto da Revolução Industrial, refletido na camada pobre brasileira atual. [Augusto Scapini, redação nota mil no ENEM de 2019]

5. Evolução histórica

Antes de utilizá-la, certifique-se de que você conhece sobre o assunto, fato, período histórico etc. Pense sobre o tema e em como ele evoluiu ao longo do tempo. Você pode referenciar um evento histórico, uma figura histórica ou uma situação.

Exemplo: O contexto histórico brasileiro indubitavelmente influencia essa questão. A colonização portuguesa buscou catequizar os nativos de acordo com a religião europeia da época: a católica. Com a chegada dos negros africanos, décadas depois, houve repressão cultural e, consequentemente, religiosa que, infelizmente, perpetua até os dias de hoje. Prova disso é o caso de uma menina carioca praticante do candomblé que, em junho de 2015, foi ferida com pedradas, e seus acompanhantes, alvos de provocações e xingamentos. Ainda que a violência verbal, assim como a física, vá contra a Constituição Federal, os agressores fugiram e, como em outras ocorrências, não foram punidos. [Jordana Bottin Ecco, redação nota mil no ENEM de 2016]

6. Contraposição

Existem algumas maneiras de contrapor uma ideia. Por exemplo, conteste-a afirmando como uma situação acontece e, em seguida, apontando o(s) motivo(s) de não funcionar. Essa refutação deve se basear em evidências sólidas, não em achismos.

Exemplo: Ademais, as políticas promovidas pelo poder público para sanar problemas que ameaçam a segurança e a permanência de saberes culturais tradicionais carecem de plena eficiência. Nesse contexto, a Constituição Federal de 1988 estabeleceu a demarcação de terras para os quilombolas, representando um marco institucional na consolidação dos seus direitos. No entanto, as ações previstas encontram barreiras na sua execução relacionadas aos interesses financeiros, à corrupção no sistema e aos métodos obsoletos de promoção da proteção social coletiva. Em suma, é imprescindível que as autoridades competentes tomem as medidas necessárias para solucionar a problemática. [Luiz Henrique Nogueira dos Santos, redação nota mil no ENEM de 2022]

Mostrei uma contestação entre as ideias dentro de um mesmo parágrafo. Mas ela podem ocorrer entre um parágrafo e outro. Ou seja, quando o D2 contrapõe a ideia argumentada no D1. Veja no exemplo abaixo:

D1:
Sob esse viés, é válido destacar a fundamentalidade dos povos tradicionais como detentores de uma pluralidade histórica e cultural, que proporciona a disseminação de uma vasta sabedoria na sociedade. Nesse sentido, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) afirma as heranças tradicionais desses grupos como constituintes do patrimônio imaterial brasileiro. Dessa forma, sabe-se que a contribuição desses indivíduos para a formação intelectual do corpo social engloba práticas de sustentabilidade, agricultura familiar e, inclusive, confere a eles uma participação efetiva na economia do país. Assim, evidencia-se a extrema relevância dessas comunidades para a manutenção de conhecimentos diferenciados, bem como para a evolução da coletividade.
D2:
Entretanto, a falta de representantes políticos eleitos para essa classe ocasiona a desvalorização das suas necessidades sociais, que não são atendidas pelos demais legisladores. Nesse contexto, a Constituição Federal assegura direitos inalienáveis a todos os cidadãos brasileiros, abordando o dever de inclusão de povos tradicionais nas decisões públicas. Desse modo, compreende-se que a existência de obstáculos para o reconhecimento da importância de populações nativas se relaciona à ineficácia na incorporação de representantes que sejam, de fato, interessados na perpetuação de saberes e técnica ancestrais propagados por esses grupos. Sendo assim, comprova-se a ocorrência de um grave problema no âmbito coletivo, o qual impede a garantia plena dos direitos básicos dessas pessoas. [Maria Fernanda Simionato de Lemes, redação nota mil no ENEM de 2022]

7. Autoridade

Cite especialistas, pesquisadores ou fontes confiáveis para embasar seus argumentos.

Exemplo: Em primeira análise, é lícito postular que a informação é um bem de valor social, o qual é responsável por modular a cosmovisão antropológica pessoal e influenciar os processos de decisão humana. Nesse raciocínio, as notícias e acontecimentos que chegam a um indivíduo exercem forte poder sobre tal, estimulando ou suprimindo sentimentos como empatia, medo e insegurança. É factual, portanto, que a capacidade de selecionar – via algoritmos – as reportagens e artigos que serão vistos por determinado público constitui uma ameaça à liberdade de pensamento crítico. Evidenciando o supracitado, há o livro “Rápido e devagar: duas formas de pensar”, do especialista comportamental Daniel Khaneman, no qual esse expõe e comprova – por meio de décadas de experimentos socioculturais – a incisiva influência dos meios de comunicação no julgamento humano. Torna-se clara, por dedução analítica, a potencial relação negativa entre a manipulação digital por dados e a autonomia psicológica e racional da população. [Pedro Assad Salloum, redação nota mil no ENEM de 2018]

Operadores argumentativos

Operadores argumentativos são expressões que direcionam a interpretação de argumentos e estruturam o raciocínio em um texto ou discurso. Eles ajudam a construir e a orientar a argumentação, estabelecendo relações de causa e efeito, oposição, adição, conclusão, entre outras.

Embora possam incluir conjunções e conectivos, seu papel principal é funcional e semântico, focado na construção de argumentos e na facilitação da persuasão.

Falei sobre a diferença entre Operadores Argumentativos, Conjunções e Conectivos em um post completo aqui no blog. Clica no link abaixo pra conferir:

Qual a diferença entre conjunção, conectivo e operador argumentativo?

Boa produção e sucesso pra você!

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